Brasão Municipal

O Brasão de Armas do Município de Potirendaba, instituído pela Lei Municipal nº 1.817, de 01 de Dezembro de 1.999, assim se descreve: escudo ibérico, de sinopla, com três bandas ondadas de prata e chefe deste, carregado de três rosas de goles, sustidas e folhadas do campo; o escudo é encimado de coroa mural de prata, de oito torres, suas portas abertas de sable, tem por suportes, a dextra, um ramo de cafeeiro e à sinistra, um ramo de laranjeiras, ambos folhados e frutados ao natural e listei de prata, com o topônimo "POTlRENDABA" em letras de sinopla.

O Brasão de Armas, tem a seguinte interpretação:

- o estudo ibérico era usado em Portugal à época do descobrimento do Brasil e sua adoção evoca os primeiros colonizadores e desbravadores da nossa Pátria.

- a cor sinopla (verde) do campo do escudo, tem o significado heráldico de esperança, cortesia, civilidade, liberdade, alegria, amizade e abundância, representando os atributos dos colonizadores da região e a esperança de abundantes messes, que os levaram, decididamente, à fixação no local e ainda aos campos verdejantes do Município, que ensejaram o topônimo que hoje ostenta.

- As três bandas ondadas de prata, simbolizam os cursos de água e recordam os albores do povoado, em 1905, no local denominado Fazenda Três Córregos; o metal prata, é emblema de felicidade, pureza, verdade, franqueza, integridade e amizade, heráldica figuração dos atributos de administradores e munícipes e do clima de harmonia e compreensão de que desfrutam.

- o chefe, é a primeira das peças honrosas de primeira ordem, figurando na parte superior do escudo, salientando a elevação de espírito e a vocação do Município de liderar, pelo seu esforço diuturno e profícuo, e em conjunto dom os demais Municípios Paulistas, o destino de progresso e desenvolvimento da Nação.

- as rosas de goles (vermelho) sustidas e folhadas do campo (com o pé e folhas do mesmo esmalte do campo, isto é verdes) completam o sentido parlante do Brasão de Armas, dado que Potirendaba, topônimo que o então povoado recebeu em 1919, quando elevado a categoria de Distrito, tirado do brasílico, significa campo de flores; a rosa, além disso, constitui simbolo de juventude, beleza, honra imaculada, pureza de costumes e mérito reconhecido.

- a cor goles, em que são as rosas brasonadas, está a indicar audácia, galhardia, valor, intrepidez, magnanimidade, nobreza conspícua, vitória e honra, rememorando o ânimo intimorato com que os primitivos colonizadores da região enfrentaram os naturais percalços, para legar a seus descendentes nosso próspero município.

- A coroa mural é o símbolo da emancipação política, e, de prata, com oito torres, das quais unicamente cinco são visíveis, constitui a reservada às cidades; as portas de sable (preto) proclamam o caráter hospitaleiro do povo de Potirendaba.

- o ramo de cafeeiro e o ramo de laranjeira produzindo, atestando a fertilidade terras generosas de Potirendaba, de que são importantes produtos e apontam as lides do campo como fator da economia municipal.

- no listei de prata, o topônimo "POTIRENDABA", em letras de sinopla (verde), identifica o Município.