Os símbolos municipais são figuras emblemáticas que retratam a história e as características de cada comunidade e traduzem seus elementos mais expressivos como sua identidade, sua evolução política, administrativa e econômica, seus costumes e tradições.
Hino Municipal
O Hino Municipal instituido pela Lei Municipal nº 1.817 de 01 de Dezembro de 1.999.
Autor da Letra: Prof. Mário Gonçalves
Melodia: Dr. Maércio Antonio Amato
Autor da Musica e Arranjo Musical: Professor Jonas de Oliveira (Prof. de canto e violão)
Hino
Homens valentes, sadios e fortes
Por estas plagas um dia chegaram;
Neste lugar não saíram mortes.
Homens nasceram e cá lutaram.
As amizades com brilho e porte...
Estribilho:
Ò Potirendaba,
Teu nome é sagrado!
Nós temos lembrança;
Temos Esperança. Teu nome é sagrado! (2x)
A Natureza bonita e forte
Nem depredada não é jamais;
E ela toda são flores, sorte....
E brilha o Sol; o Céu vós amais;
Ela nos mostra o rumo norte.
Estribilho:
Ó Potirendaba,
Teu nome é sagrado!
Nós temos lembrança;
Temos Esperança. Teu nome é sagrado! (2x)
Tudo se integra no Céu,Senhor!
Ricos e pobres ao lado se erguem.
Potirendaba,é luz, calor.....
Toda Beleza, Harmonia emergem
Dos corações nossos: é o Amor
Estribilho:
Ó Potirendaba,
Teu nome é sagrado!
Nós temos lembrança;
Temos Esperança. Teu nome é sagrado! (2x)
Bandeira Municipal de Potirendaba
A Bandeira Municipal de Potirendaba, instituída pela Lei Municipal nº 1.817, de 01 de Dezembro de 1.999, assim se descreve: retangular, de verde, com um círculo de branco, debruado de prata, ornado de um resplendor de oito raios de amarelo, debruados de branco. e carregado de ondulações em azul.
- Tem a Bandeira 14 M (quatorze módulos) de altura por 20 M (vinte módulos) de comprimento; o círculo de branco, com 7 M (sete módulos) de diâmetro, tem seu centro na mediana horizontal, a 7 M (sete módulos) de distância da tralha, o debrum tem 0,5 M (meio módulo) de largura, os raios do resplendor postos em pala e em faixa alcançam os limites do retângulo e os postos em banda e em barra têm 2,5 M (dois módulos e meio) de altura e o Brasão de Armas tem 6 M (seis módulos) de altura.
- O círculo, por ser figura geométrica que não possui princípio nem fim, vem a ser o símbolo da eternidade, a indicar o propósito dos munícipes de perenizar as conquistas alcançadas, mormente sua emancipação; o debrum reforça, firmemente esse propósito.
- Os raios do esplendor, demonstram o alcance da administração municipal que beneficia todas as regiões do território municipal.
- O simbolismo das cores da Bandeira é relativamente ao Brasão de Armas Municipal, observando-se, entretanto, que o metal prata dos brasões de armas corresponde ao branco das bandeiras.
Brasão de Armas de Potirendaba
O Brasão de Armas do Município de Potirendaba, instituído pela Lei Municipal nº 1.817, de 01 de Dezembro de 1.999, assim se descreve: escudo ibérico, de sinopla, com três bandas ondadas de prata e chefe deste, carregado de três rosas de goles, sustidas e folhadas do campo; o escudo é encimado de coroa mural de prata, de oito torres, suas portas abertas de sable, tem por suportes, a dextra, um ramo de cafeeiro e à sinistra, um ramo de laranjeiras, ambos folhados e frutados ao natural e listei de prata, com o topônimo "POTlRENDABA" em letras de sinopla.
O Brasão de Armas, tem a seguinte interpretação:
- o estudo ibérico era usado em Portugal à época do descobrimento do Brasil e sua adoção evoca os primeiros colonizadores e desbravadores da nossa Pátria.
- a cor sinopla (verde) do campo do escudo, tem o significado heráldico de esperança, cortesia, civilidade, liberdade, alegria, amizade e abundância, representando os atributos dos colonizadores da região e a esperança de abundantes messes, que os levaram, decididamente, à fixação no local e ainda aos campos verdejantes do Município, que ensejaram o topônimo que hoje ostenta.
- As três bandas ondadas de prata, simbolizam os cursos de água e recordam os albores do povoado, em 1905, no local denominado Fazenda Três Córregos; o metal prata, é emblema de felicidade, pureza, verdade, franqueza, integridade e amizade, heráldica figuração dos atributos de administradores e munícipes e do clima de harmonia e compreensão de que desfrutam.
- o chefe, é a primeira das peças honrosas de primeira ordem, figurando na parte superior do escudo, salientando a elevação de espírito e a vocação do Município de liderar, pelo seu esforço diuturno e profícuo, e em conjunto dom os demais Municípios Paulistas, o destino de progresso e desenvolvimento da Nação.
- as rosas de goles (vermelho) sustidas e folhadas do campo (com o pé e folhas do mesmo esmalte do campo, isto é verdes) completam o sentido parlante do Brasão de Armas, dado que Potirendaba, topônimo que o então povoado recebeu em 1919, quando elevado a categoria de Distrito, tirado do brasílico, significa campo de flores; a rosa, além disso, constitui simbolo de juventude, beleza, honra imaculada, pureza de costumes e mérito reconhecido.
- a cor goles, em que são as rosas brasonadas, está a indicar audácia, galhardia, valor, intrepidez, magnanimidade, nobreza conspícua, vitória e honra, rememorando o ânimo intimorato com que os primitivos colonizadores da região enfrentaram os naturais percalços, para legar a seus descendentes nosso próspero município.
- A coroa mural é o símbolo da emancipação política, e, de prata, com oito torres, das quais unicamente cinco são visíveis, constitui a reservada às cidades; as portas de sable (preto) proclamam o caráter hospitaleiro do povo de Potirendaba.
- o ramo de cafeeiro e o ramo de laranjeira produzindo, atestando a fertilidade terras generosas de Potirendaba, de que são importantes produtos e apontam as lides do campo como fator da economia municipal.
- no listei de prata, o topônimo "POTIRENDABA", em letras de sinopla (verde), identifica o Município.